Na semana de 12 a 16 de setembro, 4 docentes do AERT3 (profs. Fátima Ramos, Jorge Gonçalves, Marina Hussein e Mónica Teixeira), do 1º e 2º ciclo, deslocaram-se à CEIP (Colégio de Educação Infantil e Primária) de Toral de los Vados, na província de Castilla e León, Espanha, no âmbito do projeto Erasmus KA210-SCH-C90288C1, com o título “Model Teachers 3.0”.
São parceiros deste projeto o AERT3, a escola espanhola mencionada, a Scoala Gimnaziala “Mihai Viteazul” (Roménia) e a Suleyman Turkmani Ilkokulu (Turquia). O Model Teachers 3.0 é um projeto assente no trabalho colaborativo entre os professores parceiros e respetivos alunos, pretendendo-se dar um contributo articulado na resposta à questão “Como ser um professor do futuro?”.
O projeto iniciou-se em maio de 2022 e terminará em abril de 2024. Estão previstas mobilidades de professores (4 por parceiro em cada mobilidade) e, a primeira delas, teve lugar no parceiro espanhol, seguindo-se no AERT3, no próximo fevereiro. As atividades desenvolvidas durante a semana na CEIP Toral de los Vados tiveram, como denominador comum, o “Digital vs Traditional Board and Coursebook Method”. As atividades decorreram conforme planeado e salienta-se o clima de colaboração entre os 16 professores em mobilidade, assim como a excelente preparação e hospitalidade que o parceiro espanhol mostrou ao longo de toda a semana. Todas as atividades e posterior reflexão serão partilhadas no projeto eTwinning “Modeling Teacher of Future”.