miniOs alunos do 9º ano da Escola Frei Manuel de Santa Inês (EFMSI), orientados pela professora Cecília Sampaio e Melo, aceitaram o desafio lançado pelo projeto Eco-Escolas, de construir uma Árvore de Natal predominantemente com embalagens da Tetra Pak e com materiais reciclados e recicláveis.

 

A Árvore foi um trabalho coletivo da EFMSI, no sentido da colaboração entre alunos e a professora Cecília, com a restante comunidade educativa (docentes, famílias, assistentes operacionais) a recolher um número de embalagens significativo.

Usou-se a arte e a criatividade como estratégia de aprendizagem “hands on” e, em paralelo, aprendeu-se de forma prática os passos corretos para preparar as embalagens antes da deposição no ecoponto amarelo (esvaziar e achatar). Este desafio Eco-Escolas permitiu explorar o tema das embalagens de forma criativa, transformando resíduos em arte e inspirando atitudes sustentáveis. Foi uma excelente oportunidade para a compreensão do conceito de economia circular, incluindo a importância da reciclagem e da correta separação das embalagens, promovendo comportamentos sustentáveis.

Este desafio está ancorado em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a saber, ODS 4 Educação de Qualidade, ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 Produção e Consumo Sustentáveis, ODS 13 Ação Climática, ODS 15 Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 Parcerias para a Implementação dos Objetivos.