A Escola Secundária de Rio Tinto recebeu, no dia 7 de março, a visita do primeiro-ministro, António Costa, no âmbito do Roteiro da Inovação. O projeto piloto de flexibilização e autonomia curricular que se tem vindo a desenvolver nesta escola mereceu elogios por parte do chefe do Governo e do Ministro da Educação.
António Costa veio a Rio Tinto conhecer o trabalho desenvolvido pela Escola Secundária de Rio Tinto (ESRT), um dos 230 estabelecimentos de ensino a nível nacional onde está a ser implementado o projeto piloto de flexibilização e autonomia curricular.
Entre outras características, o programa inovador prevê juntar na mesma sala professores de várias disciplinas que lecionam ao mesmo tempo e de forma individualizada.
Em Rio Tinto, o primeiro-ministro, ladeado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visitou três salas de aulas para conhecer in loco o projeto e ouvir os alunos.
Os professores foram igualmente auscultados pelos governantes, que ouviram atentamente os benefícios e os desafios colocados a este método de ensino inovador.
Já no auditório da escola, perante centenas de alunos e professores, António Costa encorajou a comunidade escolar a aproveitar o projeto piloto.
Por sua vez, Tiago Brandão Rodrigues, elogiou a escola de Rio Tinto e as que estão a ser pioneiras neste projeto, afirmando que “as comunidades educativas que têm estado no projeto são a prova viva das mais-valias do que foi idealizado”.
De acordo com informação distribuída aos jornalistas, este projeto piloto tem como objetivos, entre outros, “o reforço da metodologia de projeto com aprendizagens mais significativas e mais práticas”, bem como “a diversificação de instrumentos de avaliação” e “o desenvolvimento de projetos e temas interdisciplinares”.