No dia 23 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3 foi palco de uma viagem interativa pelo corpo humano. O conceito inovador foi apresentado pela Fundação Champalimaud.
Um simulador que alia a parte lúdica, vídeo 3D ao jogo e aprendizagem de conceitos complexos foi apresentado na Escola Secundária de Rio Tinto.
“Champimóvel: o futuro da ciência”, como é intitulada a experiência, é uma ação de motivação através da ciência e em prol da investigação científica da Fundação Champalimaud.
“Champimóvel é um show animado interativo em 4D, apresentado num simulador transportável, que percorre as escolas do país desde 2008”, deu conta a apresentação do projeto.
Na animação com cerca de 25 minutos é possível percorrer o corpo humano apresentado pela personagem ‘Champi’, que começa por apresentar o mecanismo da visão, seguido da apresentação da célula e do seu material genético, da ação do vírus, da terapia genética e finalmente das investigações recentes em células estaminais e nanotecnologias.
Esta apresentação, que é exibida dentro da cápsula Champimóvel, pretende despertar a curiosidade dos jovens estudantes das temáticas científicas. O equipamento é auto-suficiente e operado através do hardware e software instalado no interior do semi-reboque.
Um dos eixos fomentados pela Fundação Champalimaud passa ainda pela descentralização do conteúdo Champimóvel, aproximação ao maior número de escolas e aumentar a abrangência desta campanha.
POSTED ON 21 DEZEMBRO, 2017 “http://public.vivacidade.org”