Na semana que se iniciou a 20 de outubro, teve lugar a segunda mobilidade de professores e alunos previstas no plano de trabalho do projeto Erasmus “Climate Mates”. A escola hospedeira foi a Çanakkale Bilim ve Sanat Merkezi, localizada na província de Çanakkale e, do AERT3, participaram duas professoras e quatro alunos da Escola Frei Manuel de Santa Inês.
O AERT3, um dos 50 agrupamentos que foi convidado nesta primeira fase, concluiu o produto final solicitado. Foi produzido um documentário sobre a Educação no antes, durante e pós 25 de abril, com foco no acesso à educação, na expansão da rede escolar e no processo ensino/aprendizagem.
O AERT3 foi uma das escolas portuguesas selecionadas para participar em mais uma iniciativa de âmbito internacional promovida pelo eTwinning, desta feita, o Seminário Bilateral Portugal-Espanha 2023, subordinado ao tema “Innovación y bienestar: Un reto”. O evento, organizado conjuntamente pelos Serviços Nacionais de Apoio eTwinning de Portugal (DGE) e de Espanha, decorreu em Madrid de 2 a 4 de novembro e reuniu professores eTwinners oriundos de diferentes regiões de ambos os países, 18 dos quais portugueses.
A Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês, através do Clube de Ciência Viva, participa com o Collège Isabelle Autissier, situado no Vale do Loire, em França e com a Gesamtschule Rodenkirchen em Colónia, na Alemanha, num projeto destinado alunos dos 10 aos 15 anos (2º e 3º ciclos), que aborda a temática da alimentação sustentável.
Na semana de 2 a 6 de outubro, realizou-se a mobilidade a Atarfe, Espanha, enquadrada no projeto Erasmus Climate Mates. A escola IES Vega de Atarfe recebeu os parceiros turcos, Çanakkale Bilim ve Sanat Merkezi, e os portugueses, do AERT3. Do nosso agrupamento participaram 2 professoras e 4 alunos, à semelhança da escola da Turquia. É o primeiro projeto Erasmus do nosso agrupamento que envolve mobilidades de alunos do 2º ciclo, da Escola Frei Manuel de Santa Inês.
Na semana de 18 a 22 de setembro decorreu a última mobilidade do projeto Erasmus “Model Teachers 3.0”, na cidade de Kirsehir, na Turquia. A escola Suleyman Turkmani Ilkokulu recebeu os 3 parceiros do projeto, entre os quais, o AERT3. As LTT previstas para esta mobilidade visavam responder à pergunta chave deste Erasmus, a construção de um perfil de professor capaz de lidar de forma eficiente e eficaz com os desafios da escola atual.
Blue Europe. Sustainabilty water management in schools - BLUE - Nr. 2023-1-RO01-KA220-SCH-00015227
O AERT3 viu aprovada mais uma candidatura Erasmus + que representa o reconhecimento internacional do excelente trabalho desenvolvido por alunos e professores no projeto Green Europe. Education. Abilities. - GEEA (2020-RO01-KA229-079887). Este projeto que termina no dia 31de outubro, teve como foco o desenvolvimento e a implementação de métodos e técnicas específicas para a ecologia florestal.
Em celebração do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a Escola Secundária de Rio Tinto, enquanto “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”, organizou uma ação de voluntariado estudantil, no dia 20 de setembro de 2023. 60 alunos das turmas A,K,M,N,O do 10º ano, B,C,I,N,O,P do 11º ano, A, B, C, J do 12º ano e ainda do 3º ano do Curso Profissional de Turismo, recolheram mais de 250 kg de lixo nos areais da zona da ribeira de Abade, em Gondomar.
No último julho saíram os resultados das candidaturas a Selo Nacional de Qualidade dos projetos internacionais eTwinning desenvolvidos pelos docentes do nosso agrupamento. Todas as 22 candidaturas obtiveram certificação e a Direção do AERT3 endereça votos de felicitações aos docentes envolvidos nesta vertente da nossa internacionalização. Os projetos galardoados são:
No dia 14 de junho realizou-se, na EFMSI, a Feira das Ciências com um programa de atividades diversificado, sob a égide do Clube Ciência Viva desta escola. O evento contou com a presença e contributo de alunos da Frei Manuel e do 1º ciclo, Pais, Encarregados de Educação e famílias, Associação de Pais da Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês, assim como com a colaboração do projeto Eco-Escolas, da Saúde Escolar e do Planetário do Porto.
Durante este mês de junho saíram os resultados relativos à atribuição dos Selos Europeus de Qualidade dos projetos internacionais eTwinning desenvolvidos no último ano letivo. O Selo Europeu de Qualidade avalia o trabalho de todos os professores e alunos que participam num projeto eTwinning. Os projetos aos quais sejam atribuídos um Selo Europeu de Qualidade são os melhores classificados entre aqueles que receberam o Selo Nacional de Qualidade.
Miguel Silveira aluno do AERT3, alcançou o 1º lugar na Final Nacional das Olimpíadas Portuguesas de Geologia, que ocorreu nos dias 3 e 4 de junho, em Estremoz, pelo que irá representar Portugal nas International Earth Sciences Olympiads (IESO) 2023. Muitos parabéns ao Miguel e aos professores que o acompanham nesta jornada!
Entre os dias 15 e 19 de maio, três professores do AERT3, Nuno Santos, Elisabete Oliveira e Teresa Silva deslocaram-se à Escola Spiru Haret, em Teccuci, na Roménia, para encerrarem o projeto Green Europe. Education. Abilities. e finalizarem as atividades inerentes ao mesmo. Durante esses dias, participaram num simpósio aberto à comunidade docente, de divulgação da situação da Floresta Portuguesa, nomeadamente, a caraterização da flora e fauna, os principais problemas que atravessa, a legislação de proteção florestal em vigor, entre outros aspetos.
No âmbito do Projeto Centurium, o Centro de Apoio às Aprendizagens da EB2,3 Frei Manuel Santa Inês, Profs Mª Augusta Gamboa e Teresa Moreira uniram esforços para realizar um emocionante torneio. A colaboração também contou com a participação do Centro de Apoio às Aprendizagens da Secundária Profs. Helena Pereira e Lurdes Vieira, assim como as turmas do C3B Prof. Cláudia Ferreirae 3CA Prof. Madalena Lopes e o Centro de Apoio às Aprendizagens do Centro Escolar, Profs. Mónica Pacheco e Marisa Pereira, que contribuíram de maneira significativa para o sucesso do evento.
No dia 18 de maio, os docentes Emília Pereira, Vera Ribeiro, Glória Santos e Serafim Macedo representaram o AERT3 numa reunião online de microrrede temática sobre flexibilidade curricular promovida pela Equipa Regional do Norte.
Na semana de 1 a 5 de maio, quatro docentes do AERT3 que fazem parte do grupo de trabalho do projeto Erasmus “Model teachers 3.0” (Ana Mouta, Dulce Trindade, Sónia Pereira, Teresa Moreira), participaram na mobilidade à Scoala Gimnaziala Mihai, Braila, Roménia, juntamente com os parceiros hospedeiros, a CEIP Toral de los Vados (Espanha) e Suleyman Turkmani Ilkokulu (Turquia).
Projeto Jobshadowing – Ready for Languages and Sport
Entre os dias 2 e 10 de maio de 2023, estiveram 5 colegas Checos, da escola Základní škola a mateřská škola Ostrava, situada em Bělský Les, Česká Republika, no âmbito do projeto de jobshadowing, Ready for Languages and Sport, a assistir a aulas de diversos níveis e disciplinas, nomeadamente: uma turma do 1.º ciclo – C3A, professora Madalena Lopes – atividade CLIL; uma turma do 2.º ciclo – 5.º4, professora Marina Hussein – aula de Matemática ; uma turma do 3.º ciclo – 9.º D – aulas de TIC, Matemática e Inglês, professores Fernando Coelho, Ida Gonçalves e Teresa Silva, respetivamente.
Os alunos do Centro de Apoio às Aprendizagens da EB2,3 Frei Manuel Santa Inês comemoraram o Dia eTwinning com um trabalho colaborativo no âmbito do projeto "Kid Game Mathematics". Este projeto tem como objetivo ensinar matemática de uma forma lúdica e divertida, o que permitiu a estes discentes, durante a concretização do projeto, trabalharem em conjunto com alunos de outras escolas europeias, compartilhando ideias, jogos e atividades matemáticas.
Alguns dos alunos do 10ºK e do 10ºJ, participantes do projeto "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu", viajaram para Bruxelas para conhecerem in loco esta instituição europeia. Este "Embaixadores Juniores" foram convidados pelo Parlamento Europeu e, durante a visita, reunir-se-ão com a eurodeputada portuguesa Isabel Santos. O programa da visita inclui também a visita ao Parlamentarium e a outros locais da capital belga. O grande objetivo da visita destes embaixadores é regressarem com mais razões para promover a causa da integração europeia e o ideal da democracia parlamentar.
O nosso agrupamento obteve o reconhecimento do seu investimento numa estratégia sustentada de internacionalização com a obtenção do Selo de Escola eTwinning para o biénio 23/24 (já o tinha obtido no biénio 21/22), cujo resultado foi tornado público no início de maio. Há 196 estabelecimentos de ensino portugueses que receberam este reconhecimento e 5 no concelho de Gondomar, entre os quais, o AERT3.
Em 1989 foi criado o PmatE, Projeto Matemática Ensino na Universidade de Aveiro, com a missão de aplicar as Tecnologias da Comunicação e Informação a eventos que promovam o sucesso escolar e a cultura científica. De acordo com o site oficial, o PmatE/UA trabalha para “... melhorar a educação em Portugal ...” e “... continua a marcar os caminhos da Educação, sendo as Competições Nacionais de Ciência o rosto mais emblemático de todo o seu percurso.”
Durante o mês de abril decorreu a atividade eTwinning “Activity of the month”. Cada eTwinner foi convidado a divulgar o(s) projeto(s) em que está a trabalhar na sua escola. A disseminação foi feita em https://padlet.com/eunacademy/map-of-etwinning-v42q1sz93fnpx46z e, literalmente, o nosso agrupamento foi “colocado no mapa” do eTwinning.
Pág. 2 de 6