Inventar a Alimentação do Futuro
Mais uma distinção de uma aluna do AERT3! A aluna Helena Camões Carvalho, do 12ºB e elemento do Clube Ciência Viva da Escola da Escola Secundária de Rio Tinto, é uma das finalistas do concurso “Inventar a Alimentação do Futuro” dinamizado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, com o prato “Paínço4all”.
Alunos da ESRT com os laureados do prémio Sahkarov
A convite do Parlamento Europeu, uma delegação da ESRT viajou até Estrasburgo para participar no seminário Sakharov, em representação do nosso país e do projeto VOTAR CLARO. Os alunos Ana Idalina Marques (12°J), Álvaro Pereira (11°E) e João Tiago Ferreira (11°O), embaixadores-juniores da nossa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, participaram em sessões de formação sobre direitos humanos, cidadania europeia e desinformação e tiveram encontros com ativistas de diferentes países e causas e também com laureados com o prestigiado Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento.
Semana da Ciência & Tecnologia
De 20 a 26 de novembro decorreu a Semana da Ciência e da Tecnologia inclui o Dia Nacional da Cultura Científica, estabelecido a 24 de novembro. O Clube Ciência Viva na Escola – ESRT (CCVnE – ESRT) dinamizou atividades diversas, cuja preparação se iniciou semanas ante.
Projeto Erasmus “Climate Mates” – mobilidade no AERT3
Na semana de 20 a 24 de novembro realizou-se a última mobilidade do projeto Erasmus “Climate Mates” no nosso Agrupamento, subordinada ao tema “Friends of Biodiversity”. Os parceiros de Atarfe e de Çanakkle, quatro professoras e oito alunos com 12/13 anos, trabalharam colaborativamente com as quatro professoras e oito alunos da Escola Frei Manuel de Santa Inês, nas diversas propostas de atividade agendadas.
Projeto Erasmus “Climate Mates” – mobilidade à Turquia
Na semana que se iniciou a 20 de outubro, teve lugar a segunda mobilidade de professores e alunos previstas no plano de trabalho do projeto Erasmus “Climate Mates”. A escola hospedeira foi a Çanakkale Bilim ve Sanat Merkezi, localizada na província de Çanakkale e, do AERT3, participaram duas professoras e quatro alunos da Escola Frei Manuel de Santa Inês.
Escolas à Descoberta de Abril – 50 anos 25 Abril (EDA50)
O AERT3, um dos 50 agrupamentos que foi convidado nesta primeira fase, concluiu o produto final solicitado. Foi produzido um documentário sobre a Educação no antes, durante e pós 25 de abril, com foco no acesso à educação, na expansão da rede escolar e no processo ensino/aprendizagem.
Seminário Bilateral eTwinning em Madrid
O AERT3 foi uma das escolas portuguesas selecionadas para participar em mais uma iniciativa de âmbito internacional promovida pelo eTwinning, desta feita, o Seminário Bilateral Portugal-Espanha 2023, subordinado ao tema “Innovación y bienestar: Un reto”. O evento, organizado conjuntamente pelos Serviços Nacionais de Apoio eTwinning de Portugal (DGE) e de Espanha, decorreu em Madrid de 2 a 4 de novembro e reuniu professores eTwinners oriundos de diferentes regiões de ambos os países, 18 dos quais portugueses.
Projeto Etwinning "Eating Sustainably"
A Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês, através do Clube de Ciência Viva, participa com o Collège Isabelle Autissier, situado no Vale do Loire, em França e com a Gesamtschule Rodenkirchen em Colónia, na Alemanha, num projeto destinado alunos dos 10 aos 15 anos (2º e 3º ciclos), que aborda a temática da alimentação sustentável.
Mobilidade a Espanha – projeto Erasmus Climate Mates
Na semana de 2 a 6 de outubro, realizou-se a mobilidade a Atarfe, Espanha, enquadrada no projeto Erasmus Climate Mates. A escola IES Vega de Atarfe recebeu os parceiros turcos, Çanakkale Bilim ve Sanat Merkezi, e os portugueses, do AERT3. Do nosso agrupamento participaram 2 professoras e 4 alunos, à semelhança da escola da Turquia. É o primeiro projeto Erasmus do nosso agrupamento que envolve mobilidades de alunos do 2º ciclo, da Escola Frei Manuel de Santa Inês.
Erasmus “Model Teachers 3.0” – Mobilidade à Turquia
Na semana de 18 a 22 de setembro decorreu a última mobilidade do projeto Erasmus “Model Teachers 3.0”, na cidade de Kirsehir, na Turquia. A escola Suleyman Turkmani Ilkokulu recebeu os 3 parceiros do projeto, entre os quais, o AERT3. As LTT previstas para esta mobilidade visavam responder à pergunta chave deste Erasmus, a construção de um perfil de professor capaz de lidar de forma eficiente e eficaz com os desafios da escola atual.